From a065e04d529da1d847b5062a12c46d916408bf32 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Peter Bengtsson Date: Tue, 8 Dec 2020 21:46:22 -0500 Subject: update based on https://github.com/mdn/yari/issues/2028 --- files/pt-br/tools/scratchpad/index.html | 77 ------ files/pt-br/tools/webide/index.html | 271 --------------------- .../index.html | 53 ---- .../pt-br/tools/webide/troubleshooting/index.html | 62 ----- 4 files changed, 463 deletions(-) delete mode 100644 files/pt-br/tools/scratchpad/index.html delete mode 100644 files/pt-br/tools/webide/index.html delete mode 100644 files/pt-br/tools/webide/trabalhando_com_cordova_apps_na_webide/index.html delete mode 100644 files/pt-br/tools/webide/troubleshooting/index.html (limited to 'files/pt-br/tools') diff --git a/files/pt-br/tools/scratchpad/index.html b/files/pt-br/tools/scratchpad/index.html deleted file mode 100644 index 00e9b9d019..0000000000 --- a/files/pt-br/tools/scratchpad/index.html +++ /dev/null @@ -1,77 +0,0 @@ ---- -title: Scratchpad -slug: Tools/Scratchpad -translation_of: Archive/Tools/Scratchpad ---- -
{{ToolsSidebar}}
- -

{{ gecko_minversion_header("6.0") }}

- -

O Scratchpad, disponível no Firefox 6 ou superior, fornece um ambiente para experiências com código em Javascript. Você pode escrever e testar suas ideias de código interagindo com a página antes de usar suas ferramentas de desenvolvimento corriqueiras para finalizar e limpar o resultado final.

- -

Diferentemente do Console, desenhado para interpretar uma única linha de código, o Scratchpad lhe permite editar grandes trechos de código Javascript e então executá-los de várias formas, dependendo de como você quer usar a saída da execução.

- -

{{EmbedYouTube("Pt7DZACyClM")}}

- -

Usando o Scratchpad

- -

Para abrir o Scratchpad, pressione Shift+F4, ou vá ao menu Desenvolvedor Web (um submenu em Ferramentas no Mac OSX e no Linux), e selecione Scratchpad. Isso abrirá a janela do editor do Scratchpad, que inclui um comentário que contém algum resumo de como usar o editor. De la você ja pode começar a escrever seu Javascript e testá-lo.

- -

A janela do Scracthpad se parece com essa abaixo (no Mac OSX a barra de menus fica no topo da tela):

- -

Veja  Usando o Editor de código fonte para documentação sobre o editor em si, incluindo atalhos de teclado que serão bem úteis.

- -

O menu Arquivo oferece opções para salvar e carregar trechos de Javascript, de forma que você possa reusar código mais tarde caso queira.

- -

Executando seu código

- -

Uma vez que você tenha escrito seu código, selecione a parte que desenha executar. Se você não selecionar nada, todo o código no editor será executado. Clique com o botão direito do mouse (ou vá até o menu Executar na barra superior) e escolhar a forma que deseja rodar seu código. Há quatro opções disponíveis.

- -

Executar

- -

Quando você escolhe essa opção, o código selecionado é executado. Essa opção é a que você escolherá caso queira executar uma função ou outro trecho que manipule o conteúdo da página sem que você precise ver o resultado.

- -

Inspecionar

- -

A opção de inspeção executa o código da mesma forma que a opção Executar; entretanto depois que a execução terminar e houver um retornar, um inspetor de objeto é aberto, o que te permite analizar o valor retornado.

- -

Por exemplo, se você entrasse com o código:

- -
window
-
- -

E então escolher inspecionar, o inspetor de objetos abrirá e se parecerá com algo assim:

- -

Visualizar

- -

A opção de visualizar executa o código selecionado e então insere o resultado diretamente no editor como um comentário. Essa é uma forma conveniente de manter um log dos seus testes enquanto você trabalha. Você também pode usar esse recurso como uma calculadora num momento de pressa, apesar de que se você não tem um programa que sirva como uma calculadora melhor, você deve ter problemas maiores para resolver.

- -

Recarregar e executar

- -

A opção de recarregar e executar primeiro recarrega a página e então executa o código assim que o evento "load" da página é disparado. Isso é útil para executar código em um ambiente fresquinho.

- -

Cenários de uso do Scratchpad

- -

Existem várias formas de usar o Scratchpad de maneira interessante. Essa seção cobre alguns como exemplo.

- -

Testando seu código

- -

O Scratchpad é particularmente útil para testar seu novo código em um ambiente real de navegador; você pode copiar o código que você está debugando no Scracthpad e então executá-lo e, na sequência, melhorá-lo até que ele funcione corretamente. Uma vez isso aconteça, copie o código de volta para o seu arquivo com o script de interesse e seu trabalho terminou. Em muitos casos, você pode escrever, debugar e testar seu código sem nem recarregar a página.

- -

Trechos de código reutilizáveis

- -

O menu Arquivo do Scratchpad oferece comandos para salvar e carregar código Javascript. Isso ajuda  a manter por perto pedações de Javascript que você usa com frequência. Por exemplo, se você está trabalhando em um site que usa requisições AJAX para carregar dados, você pode manter trechos que façam essas operações para teste e verificação dos dados. De forma semelhante, você pode manter funções de interesse com propósito geral para debugar, como funções de dump, saída ou outros tipos de informação sobre o DOM.

- -

Escopo do Scratchpad

- -

O código rodado no Scratchpad é executado em escopo global do aba selecionada no momento da execução. Quaisquer variáveis que você declare fora de uma função serão adiconadas ao objeto global da aba.

- -

Usando Scratchpad para acessar partes internas do Firefox

- -

Se você está trabalhando sobre o próprio Firefox, ou desenvolvendo complementos, você pode achar útil acessar as áreas internas do browser usando o Scratchpad. Para fazer isso modifique o devtools.chrome.enabled para true usando about:config. Feito isso, o menu Ambiente terá a opção Browser; estando ela selecionada, o seu escopo é todo o navegador ao invés de somente o conteúdo da página.

- -

{{ languages( { "es": "es/Herramientas/Borrador", "fr": "fr/Outils/Ardoise", "ja": "ja/Tools/Scratchpad", "pt": "pt/Ferramentas/Scratchpad" } ) }}

- -

Atalhos do Teclado

- -

{{ Page ("pt-BR/docs/Tools/Keyboard_shortcuts", "scratchpad") }}

diff --git a/files/pt-br/tools/webide/index.html b/files/pt-br/tools/webide/index.html deleted file mode 100644 index 155c119f26..0000000000 --- a/files/pt-br/tools/webide/index.html +++ /dev/null @@ -1,271 +0,0 @@ ---- -title: WebIDE -slug: Tools/WebIDE -tags: - - pt-br -translation_of: Archive/WebIDE ---- -
{{ToolsSidebar}}
-
O WebIDE está disponível a partir do Firefox 34 em diante. 
-
- -
-
O WebIDE é o substituto para o App Manager. Como o App Manager, ele lhe permite executar e depurar os aplicativos do Firefox OS usando o Firefox OS Simulator ou um dispositivo Firefox OS real . 
- -
 
- -
No entanto, ele também oferece um ambiente de edição para que você possa criar e desenvolver aplicativos do Firefox OS, incluindo uma exibição em árvore de todos os arquivos em seu aplicativo com a capacidade de editá-los e salvá-los, e dois modelos de aplicativos para ajudar você a começar.
- -
 
- -
Finalmente, WebIDE permite conectar as ferramentas de Firefox para Desenvolvedores a uma série de outros navegadores, incluindo o Firefox para Android, Chrome no Android, e Safari no iOS. Veja a página de Depuração Remota  para obter instruções sobre como se conectar a um navegador específico.
-
- -

{{EmbedYouTube("2xmj4W8O3E4")}}

- -

Com a WebIDE, você primeiro deve configurar um ou mais runtimes (tempo de execução). Um runtime  é um ambiente no qual você vai executar e depurar o aplicativo. Um runtime pode ser um dispositivo Firefox OS conectado a um Desktop através de USB, ou poderia ser um Firefox OS Simulator instalado no próprio desktop.

- -

Em seguida, você cria um aplicativo ou abre um aplicativo existente. Se você estiver criando um novo aplicativo  você inicia com um modelo que inclui a estrutura de diretórios e o mínimo que você precisa para começar, ou com um modelo mais completo que mostra como usar a API privilegiada. O WebIDE mostra os arquivos do seu aplicativo em estrutura de árvore, e você pode editar e salvá-los usando um editor embutido de código . Claro, você não tem que usar o editor embutido: você pode desenvolver seu aplicativo inteiramente fora do WebIDE, e só usá-lo para depurar ..

- -

Finalmente, você pode instalar o aplicativo em uma das runtimes e executá-lo. Você pode, então, abrir o conjunto habitual de ferramentas de desenvolvimento - o Inspector, Console, JavaScript Debugger e assim por diante - para examinar e modificar o aplicativo em execução.

- -

Requisitos do sistema

- -

Para desenvolver e depurar aplicativos usando o WebIDE, tudo o que você precisa é o Firefox versão 33 ou superior. Para testar em um dispositivo Firefox OS real , você precisa de um dispositivo rodando o Firefox OS 1.2 ou superior, e um cabo USB.

- -

Você só pode usar o WebIDE visando o Firefox OS 1.2 ou superior.

- -

Abrindo a WebIDE

- -

O WebIDE está escondido atrás de uma preferência. Para torná-lo visível visite about:config, procure a preferência chamada devtools.webide.enabled e a defina como true. Agora você verá uma nova entrada no menu  Web Developer chamado WebIDE. Clique nele e o WebIDE abre:

- -

- -

O dropdown na esquerda rotulado "Open App" permite abrir aplicativos existentes ou criar novos. O menu suspenso à direita chamado "Select Runtime" permite que você selecione um tempo de execução ou criação de um novo tempo de execução.

- -

Os botões no meio, executam, param e depuram o app: eles só são ativados quando você abrir um app e selecionar um tempo de execução.

- -

A partir do Firefox 36, você pode alterar o tamanho da fonte em todo WebIDE usando os atalhos de teclado padrão (use Command em vez de Controle no OS X):

- - - -

Configurando runtimes (tempos de execução)

- -

Sob o dropdown "Select Runtime", runtimes são agrupados em três tipos:

- - - -

Da primeira vez que você clicar no dropdown, pode ser que você não veja nenhum tempo de execução:

- -

O restante desta seção descreverá como você pode adicionar alguns runtimes.

- -

Conectando um dispositivo Firefox OS

- -

Antes de conectar um dispositivo OS Firefox , existem algumas configurações que você deve fazer:

- - - -
-

Somente Linux :

- - -
- -
-

Somente Windows:

- - -
- -

Se existem outros dispositivos Android conectados ao seu computador, desconecte todos eles. Agora conecte o dispositivo ao computador usado o USB. Você deve ver o dispositivo aparecer em "USB DEVICES":

- -

- -

Se você não visualizar o seu dispositivo, veja a página de Solução de Problemas.

- -

Adicionando um Simulador

- -

O Firefox OS Simulator é uma versão das altas camadas do Firefox OS  que simula o dispositivo Firefox OS, mas roda no desktop. Ele roda em uma janela com o mesmo tamanho de um dispositivo com Firefox OS, inclui a interface de usuário do Firefox OS e aplicativos padrão, e simula muitas APIs de dispositivos Firefox OS.

- -

Isso significa que em muitos casos, você não precisa de um dispositivo real para testar ou depurar sua aplicação.

- -

O Simulador é grande, então não é distribuído junto com o Firefox mas como um add-on Firefox. Se você clicar em "Install Simulator" no menu de Runtimes, você vai para um página onde você pode instalar simuladores para várias versões do Firefox OS.

- -

You can install as many as you like. Be patient, though: the Simulator is large and may take a few minutes to download. Once you've installed some Simulators you can close this "Extra Components" window, and the Simulators you've installed appear as options in the Runtimes dropdown menu:

- -

To learn more about the Simulator, see its documentation page.

- -

Custom runtimes

- -

With a custom runtime you can use an arbitrary hostname and port to connect to the remote device.

- -

Under the hood, Firefox OS devices and Android devices connect to the desktop using a program called the Android Debug Bridge, or ADB. By default, the WebIDE uses an add-on called the ADB Helper: this simplifies the process for you by installing ADB and setting up port forwarding so the Firefox desktop tools can exchange messages with the device.

- -

This is convenient in most cases, but sometimes you might want to use ADB outside of the WebIDE: for example, you might be running ADB directly from the command line. In that case you'll connect to the device by specifying a host and port using the adb forward command.
-
- If you then want to use WebIDE to connect as well, you should disable the ADB Helper add-on and connect WebIDE using the Custom runtime option, entering the host and port that you passed to adb forward.

- -

Also, the ADB Helper does not yet support connecting to Firefox for Android, so if you want to connect WebIDE to Firefox for Android, you'll need to set up your own port forwarding and use a custom runtime. See more about connecting to Firefox for Android using ADB.

- -

Selecting a runtime

- -

Once you've set up a runtime you can select it using the "Select Runtime" menu.

- - - -

Now the "play" button in the center of the WebIDE toolbar is enabled: click it to install and run the app in the selected runtime.

- -

Runtime actions

- -

When a runtime is selected, the Runtimes dropdown menu has three extra items:

- - - -

- -

- -

Creating and opening apps

- -

Under the "Open App" menu you get three options: create a new app, open a packaged app, and open a hosted app:

- -

- -

Create a new app

- -

Select "New App..." to create a new app. You'll see a dialog offering you a choice between two templates, "Privileged Empty App" and "Privileged App".

- -

- -

Both templates are from Mozilla's app template collection, and provide you with the basic structure you need to get started. The "Privileged App" shows how an app can use permissions to load cross-origin content.

- -

Once you've selected a template you'll be asked to name the app and select a directory to store the files, and then the new app is opened in the project editor.

- -

Open a packaged app

- -

Select "Open Packaged App..." to open a packaged app. You'll be asked to select a directory containing the app's manifest, and the app will be opened in the project editor.

- -

Open a hosted app

- -

Select "Open Hosted App..." to open a hosted app. You'll be asked to enter a URL pointing to the app's manifest, and the app will be opened in the project editor.

- -

Editing apps

- -

The project editor provides an environment for editing apps. There's a tree view on the left of all the files in the app: you can add and delete files here using a context menu. There's an editor pane on the right.

- -

The app summary page

- -

When you first open or create an app, the editor pane is occupied by the app summary page, which is shown below:

- -

- -

You can always get back to the app summary page by clicking on the root of the tree on the left.

- -

Manifest validation

- -

The WebIDE automatically checks the manifest for certain common problems. If it finds a problem it indicates that the app is invalid and describes the problem in the app's summary:

- -

- -

Of course, you can edit the manifest.webapp file right in the project editor as well.

- -

The source editor

- -

The WebIDE uses the CodeMirror source editor.

- -

Source editor shortcuts

- -

{{ Page ("en-US/docs/tools/Keyboard_shortcuts", "source-editor") }}

- -

Code completion

- -

When editing CSS and JavaScript, the editor provides autocomplete suggestions. CSS autocompletion is always enabled:

- -

To display autocomplete suggestions in JavaScript press Control + Space:

- -

- -

Inline documentation

- -

The editor also shows inline documentation for JavaScript. Press Shift + Space to see a popup containing documentation for the symbol your cursor is on:

- -

- -

Clicking the [docs] link in the popup will take you to the MDN page for the symbol.

- -

Saving files

- -

For changes to your files to take effect you need to save them. Files with unsaved changes get an asterisk next to their name in the tree view, and you can save files using the menu or Control+S (Command+S on Mac OS X).

- -

Removing projects

- -

To remove an app from the WebIDE, go to the app summary page and click "Remove Project".

- -

Running and debugging apps

- -

When you're ready to run the app, you need to select a runtime from the "Select Runtime" dropdown menu. If you don't have any available runtimes here, find out how to add some in Setting up runtimes.

- -

The "play" button in the center of the WebIDE toolbar is now enabled: click it to install and run the app in the selected runtime:

- -

To debug the app, click the "Pause" button and the Developer Tools Toolbox appears, connected to your app:

- -

Exactly which tools you'll have available depends on the runtime, but you will at least have the basics: the Inspector, Console, JavaScript Debugger, Style Editor, Profiler and Scratchpad. Just as in a web page, any changes you make in the tools are visible immediately in the app, but are not persistent. Conversely, any changes you make in the editor pane can be saved straight back to disk, but are not visible without restarting the app.

- -

Debugging certified apps

- -

With the Simulator, if you click on the app dropdown menu while the runtime is selected, you can see and debug not only your app but all apps running in that runtime, including certified apps:

- -

- -


- However, to debug certified apps on a real device:

- - - -

To enable certified app debugging, connect to the runtime, and then, in the menu, go to Runtime > Runtime Info. From here, if you see "DevTools restricted privileges: yes", that means certified apps can't be debugged. If your device can be rooted, clicking "request higher privileges" will enable certified apps debugging (Firefox OS will restart).

- -

Now in the WebIDE you should see all the certified apps on the device.

- -

Troubleshooting

- -

If you have any problems working with the WebIDE, see the Troubleshooting page.

- -

 

- -

 

diff --git a/files/pt-br/tools/webide/trabalhando_com_cordova_apps_na_webide/index.html b/files/pt-br/tools/webide/trabalhando_com_cordova_apps_na_webide/index.html deleted file mode 100644 index 517e30a16a..0000000000 --- a/files/pt-br/tools/webide/trabalhando_com_cordova_apps_na_webide/index.html +++ /dev/null @@ -1,53 +0,0 @@ ---- -title: Trabalhando com Cordova apps na WebIDE -slug: Tools/WebIDE/Trabalhando_com_Cordova_apps_na_WebIDE -tags: - - App - - Cordova - - FirefoxOS -translation_of: Archive/WebIDE/Working_with_Cordova_apps_in_WebIDE ---- -
{{ToolsSidebar}}
-

Novo no Firefox 39.

-
- -

Apache Cordova permite escrever um aplicativo utilizando HTML, JavaScript, and CSS, e gerar versões nativas para plataformas como iOS e Android. Com Cordova você também pode gerar versões do aplicativo para o Firefox OS.

- -

A partir do Firefox 39, a WebIDE tem suporte direto para Apps desenvolvidos com Cordova, o que quer dizer que vocÊ pode utilizá-la para editar os aplicativos e gerar a versão para o Firefox OS diretamente a partir dela.

- -

Primeiro, crie um app Cordova:

- - - - - - - -

Em seguida:

- - - -

Agora você pode editar o aplicativo como uma aplicação Cordova, e sempre que executar, a própria WebIDE irá gerar a versão para  o Firefox OS.Now you can edit the app as a Cordova app, and whenever you run the app, WebIDE takes care of generating the Firefox OS version behind the scenes. Sempre que você fizer uma alteração no manifesto do aplicativo, a WebIDE vai gerar uma nova versão do app e executar a validação do manifesto.

- -

Clicando aqui você pode ver exemplos de Cordova App.

- -

Mais detalhes sobre desenvolvimento para Firefox OS podem ser encontrados também no livro Desenvolvimento para firefox os - guia rápido, do André Garzia.

- -

 

diff --git a/files/pt-br/tools/webide/troubleshooting/index.html b/files/pt-br/tools/webide/troubleshooting/index.html deleted file mode 100644 index 7f36c6749e..0000000000 --- a/files/pt-br/tools/webide/troubleshooting/index.html +++ /dev/null @@ -1,62 +0,0 @@ ---- -title: Resolução de Problemas WebIDE -slug: Tools/WebIDE/Troubleshooting -translation_of: Archive/WebIDE/Troubleshooting ---- -
{{ToolsSidebar}}

Conectando a um dispositivo Firefox OS

- -

Se você está tentando conectar um dipositivo FirefoxOS ao WebIDE e ele não é exibido, aqui estão alguma coisas que você pode tentar:

- - - -

Unrestricted debugging (including certified apps, built-in apps, apps already installed on a device)

- -

If you are finding that you can't debug certified apps, built-in apps, or apps already installed on a real device, then you may be coming across WebIDE's restricted privileges security policy. To find out more, see the section on Unrestricted app debugging (including certified apps, main process, etc.).

- -

Conectando a outros navegadores (Chrome, Safari)

- -

WebIDE makes use of Valence (formerly Firefox Tools Adapter) to reach other browsers, like Chrome and Safari. 

- -

If you are having trouble connecting to these other browsers, check the setup steps and other notes for those browsers on the Valence page.

- -

Ativando logging

- -

You can also enable verbose logging to gather diagnostics:

- -
    -
  1. visit about:config, and add a new preference called .console.logLevel, with the string value all, and set extensions.adbhelper@mozilla.org.debug to true
  2. -
  3. In the Add-ons Manager, disable and then re-enable the ADB Helper add-on.
  4. -
  5. Open the Browser Console and you'll now see console messages prefixed with adb. If the messages don't mean anything to you, ask for help.
  6. -
- -

Obtenha Ajuda

- -

Vá para #devtools sala no IRC e nós tentaremos te ajudar.

-- cgit v1.2.3-54-g00ecf