--- title: JavaScript slug: Glossary/JavaScript tags: - ECMAScript6 - Glossario(2) - Iniciante - JS - JavaSc - JavaScript - scripts translation_of: Glossary/JavaScript original_slug: Glossario/JavaScript ---
JavaScript (ou "JS") é uma linguagem de programação utilizada principalmente para scripts dinâmicos do lado do cliente em páginas web, podendo também ser utilizada no lado do {{Glossary("Server","servidor")}}, usando um interpretador (em inglês: runtime) como o Node.js.
O JavaScript não deve ser confundido com a {{interwiki("wikipedia", "Java_(linguagem_de_programação)", "linguagem de programação Java")}}. Apesar de "Java" e "JavaScript" serem marcas comerciais (ou marcas registradas) da Oracle nos EUA e em outros países, essas duas linguagens de programação são significativamente diferentes em sintaxe, semântica e casos de uso.
O JavaScript é utilizado principalmente no navegador, permitindo que os desenvolvedores manipulem o conteúdo de uma página web por meio do {{Glossary("DOM")}}, manipulem dados com o {{Glossary("AJAX")}} e o {{Glossary("IndexedDB")}}, desenhem gráficos com o {{Glossary("canvas")}}, interajam com o dispositivo que está executando o navegador através de várias {{Glossary("API","APIs")}} e muito mais. JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, devido ao recente crescimento e melhoria de desempenho das {{Glossary("API","APIs")}} disponíveis nos navegadores.
Concebido como uma linguagem do lado do servidor por Brendan Eich (então empregado pela Netscape Corporation), o JavaScript logo chegou ao Netscape Navigator 2.0 em setembro de 1995. O JavaScript obteve sucesso imediato e o {{glossary("Microsoft Internet Explorer", "Internet Explorer 3.0")}} introduziu o suporte ao JavaScript sob o nome JScript em agosto de 1996.
Em novembro de 1996, a Netscape começou a trabalhar com a ECMA International para tornar o JavaScript um padrão do setor. Desde então, o JavaScript padronizado é chamado de ECMAScript e especificado sob a ECMA-262, cuja última edição (décima primeira, ES2020) está disponível desde junho de 2020.
Recentemente, a popularidade do JavaScript se expandiu ainda mais através do bem-sucedido Node.js, o interpretador multiplataforma mais popular de ambiente de execução JavaScript fora do navegador. Node.js foi criado utilizando o {{interwiki("wikipedia", "V8_(JavaScript)", "V8 Javascript Engine")}} permitindo que os desenvolvedores utilizem o JavaScript como linguagem de script para automatizar as coisas em um PC e criar servidores {{Glossary("HTTP")}} e {{Glossary("Web Sockets", "WebSocket")}} totalmente funcionais.