--- title: Detectando suporte a animação CSS slug: Web/CSS/CSS_Animations/Detecting_CSS_animation_support tags: - Animações CSS - Avançado - CSS - Guía - JavaScript - Lixo - Referencia translation_of: Web/CSS/CSS_Animations/Detecting_CSS_animation_support ---
{{CSSRef}}

Animações CSS torna possível a criação de conteúdo animado e criativo utilizando nada além de CSS. No entando, haverá momentos em que este recurso não estará disponível, e você pode querer lidar com isso utilizando um código JavaScript que simule um efeito semelhante. Este artigo, baseado neste post do blog de Chris Heilmann, demonstra uma técnica para fazer isso.

Testando por suporte de animação CSS

Este código irá verificar se o suporte a animação CSS está disponível:

var animation = false,
    animationstring = 'animation',
    keyframeprefix = '',
    domPrefixes = 'Webkit Moz O ms Khtml'.split(' '),
    pfx  = '',
    elem = document.createElement('div');

if( elem.style.animationName !== undefined ) { animation = true; }

if( animation === false ) {
  for( var i = 0; i < domPrefixes.length; i++ ) {
    if( elem.style[ domPrefixes[i] + 'AnimationName' ] !== undefined ) {
      pfx = domPrefixes[ i ];
      animationstring = pfx + 'Animation';
      keyframeprefix = '-' + pfx.toLowerCase() + '-';
      animation = true;
      break;
    }
  }
}

Para iniciantes definimos algumas variáveis. Assumimos que a animação não é suportada iniciando animation com false. Setamos animationstring com animation que é a propriedade que desejamos setar posteriormente para com true. Criamos um array de prefixos de navegadores para percorrê-lo e setamos pfx com uma string vazia.

Então verificamos se a propriedade CSS {{ cssxref("animation-name") }} na coleção de estilo do elemento especificado pelo nome elem está definido. Isto significa que o navegador suporta animação CSS sem nenhum prefixo.

Se o navegador não suporta animação não prefixada e animation permanece falso, iteramos através de todas as possibilidade de prefixos dos principais navegadores que prefixam esta propriedade e acrescentamos este prefixo ao atributo AnimationName.

Quando a execução deste código termina, o valor de animation será false se não houver suporte a animação CSS, ou true no caso contrário. Se seja true tanto a propriedade de nome de animação quanto o prefixo de keyframe estarão corretos. Se utiliza o novo Firefox, a propriedade será MozAnimation e o prefixo de keyframe -moz-, para o Chrome será WebkitAnimation e -webkit-. Observe que os navegadores não deixam fácil a adoção de camelCase ou hifenização.

Animando utilizando a sintaxe correta para navegadores diferentes

Agora que sabe se a animação CSS é suportada ou não, nós iremos animar.

if( animation === false ) {

  // chamada para a animação em JavaScript

} else {
  elem.style[ animationstring ] = 'rotate 1s linear infinite';

  var keyframes = '@' + keyframeprefix + 'keyframes rotate { '+
                    'from {' + keyframeprefix + 'transform:rotate( 0deg ) }'+
                    'to {' + keyframeprefix + 'transform:rotate( 360deg ) }'+
                  '}';

  if( document.styleSheets && document.styleSheets.length ) {

      document.styleSheets[0].insertRule( keyframes, 0 );

  } else {

    var s = document.createElement( 'style' );
    s.innerHTML = keyframes;
    document.getElementsByTagName( 'head' )[ 0 ].appendChild( s );

  }

}

Este código analisa o valor de animation; se é false, saberemos que precisaremos utilizar nosso código JavaScript para executar a animação. Por outro lado, podemos usar o JavaScript para criar um efeito de animação CSS desejado.

Modificar a propriedade de animação é fácil; basta atualizar seu valor na coleção de estilos. No entanto, adicionar keyframes é mais difícil, pois não é definito utilizando a sintaxe tradicional do CSS (que torna-o mais flexível, mas difícil em definir de um script).

Para definir nosso keyframes usando JavaScript, precisamos escrevê-lo como uma string CSS. Tudo que precisamos é setar a variável keyframes, prefixando cada atributo que será construído. Esta variável, uma vez construída, contém a descrição completa de todos os keyframes necessários pela nossa sequência de animação.

A tarefa seguinte é adicionar os keyframes ao CSS da página. A primeira coisa a se fazer é procurar se existe uma folha de estilos no documento; caso exista, inserimos a descrição do keyframe nesta folha de estilo; isto é feito nas linhas 13-15.

Se não existe uma folha de estilos, um novo elemento {{ HTMLElement("style") }} é criado, e seu conteúdo é setado com o valor dos keyframes. Então o novo elemento {{ HTMLElement("style") }} é inserido no {{ HTMLElement("head") }} do documento, adicionando assim uma nova folha de estilos ao documento.

View on JSFiddle

Veja também