--- title: Firefox 3.6 para desenvolvedores slug: Firefox_3.6_para_desenvolvedores translation_of: Mozilla/Firefox/Releases/3.6 ---
O Firefox 3.6 oferece suporte para padrões web novos e em desenvolvimento, performance melhorada e uma boa experiência para usuários web e desenvolvedores. Está página proporciona links para artigos cobrindo as novas capacidades do Firefox 3.6.
-moz-linear-gradient e -moz-radial-gradient para background.background (assim como background-color, background-image, background-position, background-repeat e background-attachment) agora suporta múltiplos fundos de tela. Isto permite a especificação de múltiplos fundos de tela que são renderizados um sobre o outro, em camadas.background-size do CSS 3 Backgrounds and Borders draft é agora suportada sob o nome -moz-background-size.@font-face agora suporta arquivos de fonte baixáveis no formato WOFF.pointer-events permite ao conteúdo especificar quando um elemento pode ser o alvo ou não de eventos com o ponteiro do mouse.rem do CSS3 Values and Units é agora suportada. bug 472195image-rendering é suportada para imagens, imagens de fundo, vídeos e canvas. bug 423756text-align:end é agora suportada. bug 299837display de tabela agora funcionam muito melhor.:-moz-locale-dir(ltr) e :-moz-locale-dir(rtl) para facilitar a customização de layouts baseados na interface de usuário que está sendo exibida, usando uma localidade da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. bug 478416:indeterminate, que combina com elementos checkbox input aos quais o atributo indeterminate é true.input type="file".poster é agora suportado pelo elemento video, permitindo ao conteúdo especificar um quadro poster a ser exibido até que o vídeo comece a tocar.indeterminateinput dos tipos checkbox e radio agora suportam a propriedade indeterminate, que permite um terceiro estado "indeterminado".mozImageSmoothingEnabled pode ser usada para ativar e desativar a suavização de imagens quando mudando a escala em elementos canvas.async no elemento script, o script não bloqueará o carregamento ou exibição do resto da página. Ao invés, o script executa assim que for baixado.O Gecko 1.9.2 introduz o JavaScript 1.8.2, o qual adiciona algumas características da linguagem do ECMAScript 5 standard:
Date.parse() agora pode analizar datas ISO 8601 como YYYY-MM-DD.A propriedade prototype das funções de instâncias não são mais enumeráveis.
getBoxObjectFor() foi removido, pois não era um padrão e expunha ainda mais coisas fora do padrão na web. Veja bug 340571. Também afeta MooTools a qual usa esta chamada para a detecção do Gecko; isto foi resolvido na última versão de MooTools, então, certifique-se de atualizar.mozInnerScreenX e mozInnerScreenY nas janelas do DOM foram adicionadas; estas retornam coordenadas da tela do canto superior esquerdo do visor da janela.mozScreenPixelsPerCSSPixel, acessível somente ao chrome, proporciona um fator de conversão entre pixels CSS e pixels da tela; este valor pode variar baseado no nível de zoom do conteúdo.hashchange é enviado à página. Veja window.onhashchange para mais informações. bug 385434document.readyState é agora suportado. bug 347174element.classList HTML5 para permitir a fácil manibulação do atributo class. bug 501257localName e namespaceURI em documentos HTML agora comportam-se agora assim como nos documentos XHTML: localName retorna em minúsculas e namespaceURI para elementos HTML é "http://www.w3.org/1999/xhtml".element.getElementsByTagNameNS não mais suporta minúsculas em seus argumentos, então letras maiúsculas ASCII no argumento evitam a falha de elementos HTML. O mesmo é verdadeiro para document.getElementsByTagNameNS.nsIDOMGeoPositionAddress e um novo campo adicionado a nsIDOMGeoPosition.window.getComputedStyle agora retorna dentro de aspas os valores (URL).nsIWorkerScope.close(), que permite a eles, terminá-los eles mesmos.DataTransfer previsto para arrastar listeners agora inclui uma lista de arquivos que foram arrastados.element.mozMatchesSelector permite a determinação se um elemento combina ou não com um seletor CSS especificado. Veja bug 518003.MozOrientation; veja window.onmozorientation para detalhes. O Firefox 3.6 suporta o acelerômetro em laptops Mac.MozScrollAreaChanged é despachado sempre que as propriedades scrollWidth e/ou scrollHeight do documento mudam.choose() é agora suportado pela nossa implementação do XPath.Se você é um desenvolvedor de extensões, deveria começar lendo Updating extensions for Firefox 3.6, o qual oferece uma introdução útil de que mudanças podem afetar sua extensão. Desenvolvedores de plug-ins deveriam ler Updating plug-ins for Firefox 3.6.
MozOrientation; veja window.onmozorientation para detalhes. O Firefox 3.6 suporta o acelerômetro em laptops Mac.nsIFaviconService.expireAllFavicons() à interface nsIFaviconService.for..in para enumerar todas as propriedades de uma declaração.nsIContentPrefService possui dois novos métodos: nsIContentPrefService.getPrefsByName() e nsIContentPrefService.removePrefsByName().Veja Updating themes for Firefox 3.6 para detalhes.
contents.rdf não é mais suportado para o registro do chrome nas extensões. Ao invés disso, deve-se agora usar o arquivo chrome.manifest. Veja bug 492008.container-live-role para objetos. Veja bug 391829.tabs-closebutton foi removido. Veja bug 500971.nsISound para tocar sons baseados em eventos que tenham ocorrido. Veja bug 502799.nsITreeView.canDrop() e nsITreeView.drop() de nsITreeView foi mudada para suportar a nova API de arrastar e soltar (drag & drop) introduzida no Gecko 1.9. Veja bug 455590.window e ele possui um botão padrão, é necessário chamar nsIDOMChromeWindow.notifyDefaultButtonLoaded() durante o evento manipulador onload da janela.nsILocalFileMac teve dos elementos removidos: setFileTypeAndCreatorFromMIMEType() e setFileTypeAndCreatorFromExtension().NetUtils.jsm proporciona um método fácil de usar para a cópia de dados assíncrona de um fluxo de entrada para um fluxo de saída.openLocationLastURL.jsm permite a facilidade para ler e mudar o valor de "Open Location" das URLs lembradas pela caixa de diálogo adequadamente enquanto no modo de navegação privativa.nsIScreen agora reporta profundidades de cor de 24 bits por pixel quando o driver gráfico solicita 32 bits, uma vez que 24 representa mais acuradamente o número atual de pixels de cor em uso.autohide no elemento XUL toolbar.loadOneTab e addTab agora aceitam um novo parâmetro relatedToCurrent e, em adição, permitem aos parâmetros serem especificados pelo nome, uma vez que quase todos os parâmetros são opcionais.@mozilla.org/webshell;1 não existe mais; é necessário usar @mozilla.org/docshell;1 ao invés.nsIUpdateTimerManager.registerTimer() para detalhes.NPN_GetValue() não mais provê acesso ao XPCOM através dos valores das variáveis NPNVserviceManager, NPNVDOMelement e NPNVDOMWindow. Isto é parte do trabalho de fazer com que os plugins rodem processos separados em uma versão futura do Gecko.NPP_GetValue() não é mais chamado com o valor de NPPVpluginScriptableInstance ou NPPVpluginScriptableIID. Isto é parte do trabalho de fazer com que os plugins rodem processos separados em uma versão futura do Gecko.Algumas mudanças são interessantes somente se você trabalha internamente no próprio Firefox.
As seguintes interfaces foram unidas:
nsIPluginTagInfo2 foi mesclada em nsIPluginTagInfo.nsIPluginInstanceInternal, nsIPPluginInstancePeer, nsIPluginInstancePeer1, nsIPluginInstancePeer2 e nsIPluginInstancePeer3 foram todas mescladas em nsIPluginInstance.nsIWindowlessPlugInstPeer foi mesclada em nsIPluginInstance.nsIPluginManager e nsIPluginManager2 foram mescladas em nsIPluginHost.As seguintes interfaces foram removidas inteiramente porque eram obsoletas, não utilizadas ou não implementadas:
nsIFullScreennsIDOMSVGListenernsIDOMSVGZoomListenernsIInternetConfigServicensIDKeynsIEventHandlernsIJRILiveConnectPIPeernsIJRILiveConnectPluginnsIScriptablePluginnsIClassicPluginFactorynsIFileUtilitiesAs seguintes interfaces foram realocadas de seus arquivos IDL anteriores em novos:
nsIDOMNSCSS2Properties está agora localizada em seu próprio arquivo IDL (dom/interfaces/css/nsIDOMCSS2Properties.idl).nsIUpdateTimerManager está agora localizada em seu próprio arquivo IDL.Um grande número de interfaces foram movidas. Veja Interfaces moved in Firefox 3.6 para uma lista completa.
As seguintes alterações foram feitas:
nsIPlugin agora herda de nsISupports ao invés de nsIFactory.nsIPluginHost agora herda de nsISupports ao invés de nsIFactory.nsIFrame agora herda de nsQueryFrame ao invés de nsISupports.nsIDeviceContext foi removido, haja vista que ele nunca foi implementado.nsIScriptContext foi removido, já que ele não estava mais sendo usado.
EVENT_REORDER é agora enviado quando os "filhos" dos frames e iframes mudam, assim como quando os "filhos" do documento principal mudam. Veja bug 420845.nsIAccessibleTable.selectRow() agora remove corretamente qualquer seleção corrente antes de selecionar uma linha específica.