--- title: HTML slug: Glossary/HTML tags: - Glossário - HTML - Programação Scripting - l10n:priority translation_of: Glossary/HTML original_slug: Glossário/HTML ---
HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem descritiva que especifica a estrutura da página da Web.
Em 1990, como parte da sua visão da {{glossary("World Wide Web","Web")}}, Tim Berners-Lee definiu o conceito de {{glossary("hypertext")}}, que Berners-Lee formalizou o ano seguinte através de uma marcação com base principalmente em {{glossary("SGML")}}. O {{glossary("IETF")}} começou a especificar formalmente o HTML em 1993 e depois de vários rascunhos lançaram a versão 2.0 em 1995. Em 1994, Berners-Lee fundou {{glossary("W3C")}} para desenvolver a Web. Em 1996, W3C assumiu o trabalho em HTML e publicou a recomendação HTML 3.2 um ano depois. O HTML 4.0 foi lançado em 1999 e tornou-se um padrão {{glossary("ISO")}} em 2000 .
Naquela época, o W3C quase abandonou HTML em favor de {{glossary("XHTML")}}, levando à fundação de um grupo independente chamado de {{glossary("WHATWG")}} em 2004. Devido a WHATWG, o trabalho em {{glossary("HTML5")}} continuou: as duas organizações lançaram o primeiro rascunho em 2008 e o padrão final em 2014 .
Um documento HTML é um documento de texto simples estruturado com {{glossary("element","elementos")}}. Os elementos estão rodeados por {{Glossary("tag","etiquetas")}} correspondentes de abertura e fecho. Cada etiqueta começa e termina com parêntesis angulares (<>
). Existem algumas etiquetas vazias ou sem validade que não podem incluir qualquer texto, por exemplo {{htmlelement("img")}}.
Pode estender tags HTML com {{Glossary("attribute","atributos")}}, que fornecem informação adicional, afetando o modo como o navegador interpreta o elemento:
Um ficheiro HTML é normalmente guardado com uma extensão .htm
ou .html
, servida por um {{Glossary("Server","Servidor da Web")}}, e pode ser renderizado por qualquer {{Glossary("Browser","navegador da Web")}}.