--- title: Acessibilidade slug: Learn/Acessibilidade tags: - ARIA - Acessibilidade - Aprender - Artigos - CSS - CodingScripting - HTML - JavaScript - Landing - Principiantes - modulo translation_of: Learn/Accessibility ---
Aprender um pouco de HTML, CSS e JavaScript é útil se quiser tornar-se em um desenvolvedor da web, mas o seu conhecimento precisa de ir mais além do que apenas utilizar as tecnologias - precisa de as utilizar com responsabilidade para maximizar o público dos seus sites da web e não impedir que as utilizem. Para conseguir isso, precisa de aderir às melhores práticas gerais (que são demonstradas através dos tópicos de HTML, CSS, e JavaScript), efetuar teste cruzado de navegador, e considerar a acessibilidade desde o início. Neste módulo, nós iremos abordar o último em detalhes.
Quando um site é descrito como "acessível", isto significa que um utilizador pode aceder e interagir com todas as funções e conteúdo, sem preocupação de qual o modo que ele acede à web — inclusive e especialmente utilizadores com dificuldades físicas ou mentais.
Como padrão, HTML é acessível, se utilizado corretamente. Acessibilidade web envolve certificar que o conteúdo continua acessível, indiferente de quem ou como se acede à web.
O Firefox Accessibility Inspector (Inspetor de Acessibilidade Firefox) é uma ferramenta muito útil para verificar problemas de acessibilidade em páginas web. O seguinte vídeo oferece uma boa introdução:
{{EmbedYouTube("7mqqgIxX_NU")}}
Nos construimos um curso que inclui toda a informação essencial que precisa para atingir o seu objetivo.
Para aproveitar este modulo ao máximo, é boa ideia estudar os primeiros dois módulos dos tópicos HTML, CSS, e JavaScript, ou até melhor, estudar as partes relevantes do modulo de acessibilidade enquanto estuda os tópicos de tecnologia relacionados.
Nota: Se estiver a trabalhar num computador / tablete / outro dispositivo onde não tem a habilidade de criar os seus próprios ficheiros, pode tentar a maioria dos exemplos de código num IDE online como JSBin ou Thimble.
No seguimento do artigo anterior, por vezes é difícil criar controlos complexos da interface que envolvem HTML não semântico e conteúdos dinâmicos atualizados em JavaScript. WAI-ARIA é uma tecnologia que pode ajudar com tais problemas, acrescentando semântica que os navegadores e tecnologias de assistência podem reconhecer e utilizar para que os utilizadores saibam o que se está a passar. Aqui mostraremos como utilizá-la a um nível básico para melhorar a acessibilidade.