--- title: Introdução slug: Tutorial_XUL/Introdução tags: - PrecisaDeAtualização - Todas_as_Categorias - Tutorial_XUL - XUL ---
Este tutorial guiará você no aprendizado de XUL (XML User Interface Language), que é uma linguagem multi-plataforma para descrever interfaces (usuário) de aplicações.
Este tutorial demonstrará a criação de uma interface simples de procura de arquivos, similar à provida pelo Sherlock do Macintosh ou o diálogo de procura de arquivos no Windows. Note que só será criada a interface do usuário, junto com algumas funcionalidades limitadas. A procura real por arquivos não será implementada. Uma linha azul aparecerá à esquerda de um parágrafo quando o diálogo de procura de arquivos tiver sido modificado. Você pode seguir através dessas sessões.
XUL (pronouncia-se zúl, quase como azul - ou cool, em inglês) foi criado para tornar o desenvolvimento do navegador Mozilla mais fácil e rápido. É uma linguagem XML de modo que todas as características disponíveis para XML estão também disponíveis para XUL.
A maioria das aplicações precisa ser desenvolvida usando características de uma plataforma específica, o que torna a construção de software multi-plataforma cara e demorada. Isso pode não ser importante para alguns, mas usuários podem desejar usar uma aplicação em outros dispositivos tais como computadores de mão.
Um número de soluções multi-plataformas foi desenvolvido no passado. Java, por exemplo, tem portabilidade como um ponto chave. XUL é um projeto de linguagem semelhante especificamente projetado para a criação de interfaces de usuário portáteis.
É levado um longo tempo para construir uma aplicação, mesmo para uma só plataforma. O tempo necessário para compilar e depurar pode ser longo. Com XUL, uma interface pode ser implementada e modificada rápida e facilmente.
XUL tem todas as vantagens de outras linguagens XML. Por exemplo, XHTML ou outras linguagens XML tais como o MathML ou o SVG podem ser inseridas nela. Além disso, texto apresentado com XUL é facilmente localizável, o que significa que pode ser traduzido para outros idiomas com pouco esforço. Folhas de estilo podem ser aplicadas para modificar a aparência da interface de usuário (como os skins ou características de temas no WinAmp ou alguns gerenciadores de janelas).
XUL provê a capacidade de criar a maioria dos elementos encontrados em interfaces gráficas modernas. É genérico o suficiente para que possa ser aplicado às necessidades especiais de certos dispositivos e poderoso o suficiente para que desenvolvedores possam criar interfaces sofisticadas com ele.
Alguns elementos que podem ser criados são:
O conteúdo exibido pode ser criado a partir de arquivos XUL ou com dados vindos de uma fonte de dados (datasource). No Mozilla, tais fontes de dados incluem uma caixa de correios de usuário, seus marcadores e resultados de buscas. O conteúdo de menus, árvores e outros elementos pode ser habitado com esses dados, ou com seus próprios dados supridos por um arquivo RDF.
O conteúdo XUL pode ser lido de um arquivo local ou de um site remoto. Pode também ser empacotado em um instalador que o usuário copie através de download e instale. Este último método dá à aplicação privilégios adicionais, tais como leitura de arquivos locais e modificação das preferências do usuário.
XUL é atualmente armazenado em arquivos com a extensão .xul. Você pode abrir um arquivo XUL com o Mozilla tanto como com qualquer outro arquivo, usando o comando Abrir Arquivo do menu Arquivo ou escrevendo a URL na barra de endereços.
Quando lendo conteúdo XUL de um site remoto, você deve configurar seu servidor web para enviar arquivos XUL com o tipo de conteúdo 'application/vnd.mozilla.xul+xml'.
Você precisa ter um conhecimento de HTML e um mínimo de conhecimento básico de XML e CSS. Aqui estão algumas normas para manter em mente:
XUL é suportado no Mozilla e em navegadores baseados nele, tais como o Netscape 6 ou posterior e Mozilla Firefox. Devido a várias mudanças na sintaxe XUL através do tempo, você deverá pegar a última versão para os exemplos funcionarem corretamente.