--- title: Introdução ao JavaScript slug: Web/JavaScript/Guia/Introdução_ao_JavaScript ---

Este capítulo introduz o JavaScript e discute alguns de seus conceitos fundamentais.

O que é o JavaScript?

O JavaScript é uma linguagem de script multiplataforma, orientada a objetos. O JavaScript é uma linguagem pequena e leve; não é útil como uma linguagem de uso isolado, mas é projetada para fácil integração em outros produtos e aplicações, tais como navegadores web. Dentro de um ambiente de hospedagem, o JavaScript pode ser conectado aos objetos de seu ambiente para proporcionar um controle programático sobre elas.

O núcleo do JavaScript contém um  núcleo de objetos, como Array, Date, e Math, e um núcleo de elementos de linguagem como operadores, estruturas de controle, e declarações. O núcleo do JavaScript pode ser extendido para uma variedade de propósitos complementando-o com objetos adicionais; por exemplo:

Através da funcionalidade JavaScript's LiveConnect, pode-se permitir que códigos em Java e em JavaScript comuniquem-se. É possível instanciar objetos Java e acessar seus métodos e campos públicos a partir do JavaScript. A partir do Java, por sua vez, pode-se acessar objetos, propriedades e métodos do JavaScript.

O Netscape inventou o JavaScript e o JavaScript foi inicialmente usado em navegadores Netscape.

JavaScript e Java

O JavaScript e o Java são similares em algumas coisas, mas fundamentalmente diferentes em outras. A linguagem JavaScript assemelha-se ao Java, mas não possui a checagem de tipos forte e digitação estática do Java. O JavaScript suport a maioria das sintaxes de expressões em Java e um construtor básico de controles de fluxo.

Em contraste com o sistema em tempo de compilação do Java, de classes construídas por declarações, o JavaScript suporta um sistema de tempo de execução baseado em um pequeno número de tipos de dados representando números, booleanos, e valores de strings. O JavaScript possui um modelo de objetos baseado em protótipos, ao invés do mais comum, modelo de objetos baseado em classes. O modelo baseado em protótipos provê a herança dinâmica; isto é, o que é herdado pode variar para objetos individuais. O JavaScript também suporta funções sem requisições especiais de declaração. Funções podem ser propriedades de objetos, executando métodos fracamente tipados.

O JavaScript é uma linguagem com forma bastante livre comparada ao Java. Você não precisa declarar todas as variáveis, classes e métodos. Você não precisa se preocupar se os métodos são públicos, privados ou protegidos, e você não precisa implementar interfaces. Tipos de variáveis, parâmetros e retornos de funções não são explicitados.

O Java é uma linguagem de programação baseada em classes e projetava para rápida execução e tipagem segura. Tipagem segura significa, por exemplo, que você não pode converter um inteiro do Java para uma referência de um objeto ou acessar a memória privada, corrompendo bytecodes do Java. O modelo baseado em classes do Java significa que o programa consiste exclusivamente de classes e seus métodos. A herança das classes no Java e a tipagem forte, geralmente requerem objetos com hierarquias firmemente acopladas. Estes requisitos fazem do Java uma linguagem de programação mais complexa que a autoria do JavaScript.

Em contraste, o JavaScript descende em espírito de uma linha menor, linguagens tipadas dinamicamente, tais como HyperTalk e dBASE. Estas linguagens de stript oferecem ferramentas de programação para um público muito maior, devido a simplicidade de sua sintaxe, funcionalidades especializadas integradas e requisitos mínimos para criação de objetos.

Tabela 1.1 JavaScript em comparação ao Java
JavaScript Java
Orientação a objetos. Sem distinção entre tipos de objetos. A herança ocorre através do mecanismo de protótipos e os métodos e propriedades podem ser adicionados a qualquer objeto dinamicamente. Baseada em classes. Objetos são divididos em classes e instâncias com toda a herança através da hierarquia da classe. Classes e instâncias não podem ter métodos e propriedades adicionados dinamicamente.
Tipos de dados variáveis não são declarados (tipagem dinâmica). Tipos de dados variáveis precisam ser declarados (tipagem estática).
Não pode escrever automaticamente no disco rígido. Não pode escrever automaticamente no disco rígido.

Para mais informações sobre as diferenças entre o JavaScript e o Java, veja o capítulo Details of the Object Model.

JavaScript e a especificação ECMAScript

O Netscape inventou o JavaScript e o JavaScript foi primeiramente usado nos navegadores Netscape. Entretanto, a Netscape está trabalhando com a Ecma International — a associação européia para padronizão de informação e sistemas de comunicação (formalmente conhecida como ECMA - European Computer Manufacturers Association, em português: Associação de Fabricantes de Computadores Europeus) — para entregar uma linguagem de programação internacional padronizada, baseada no JavaScript. Esta versão padronizada do JavaScript, chamada de ECMAScript, comporta-se da mesma maneira em todas as aplicações que suportem o padrão. Empresas podem usar a linguagem padrão aberta para desenvolver sua implementação do JavaScript. O ECMAScript padrão é documentado na especificação ECMA-262.

O padrão ECMA-262 é também aprovado pela ISO (International Organization for Standardization, em português: Organização Internacional para Padronização) como ISO-16262. Você pode encontrar uma versão PDF do ECMA-262 (en) no site da Mozilla. Você pode também encontrar a especificação em the Ecma International website (en). A especificação do ECMAScript não descreve o Document Object Model (DOM), o qual é padronizado pelo World Wide Web Consortium (W3C). O DOM define a maneira com a qual os objetos do documento HTML são expostos ao seu script.

Relação entre as versões do JavaScript e as edições do ECMAScript

O Netscape trabalhou próximo a Ecma International para produzir a Especificação ECMAScript (ECMA-262). A tabela seguinte descreve a relação entre as versões do JavaScript e as edições do ECMAScript.

Tabela 1.2 Versões do JavaScript e edições do ECMAScript
Versão do JavaScript Relação com a edição do ECMAScript
JavaScript 1.1 O ECMA-262, Edição 1 é baseado no JavaScript 1.1.
JavaScript 1.2 O ECMA-262 não estava completo quando o JavaScript 1.2 foi lançado. O JavaScript 1.2 não é totalmente compatível com o ECMA-262, Edição 1, pelas seguintes razões:
  • O Netscape desenvolveu características adicionais no JavaScript 1.2 que não foram consideradas no ECMA-262.
  • O ECMA-262 adiciona duas novas características: internacionalização usando Unicode e comportamento uniforme em todas as plataformas. Muitas características do JavaScript 1.2, tais com o objeto Date, eram dependentes de plataforma e usavam um comportamento específico da plataforma.

JavaScript 1.3

O JavaScript 1.3 é totalmente compatível com o ECMA-262, Edição 1.

O JavaScript 1.3 corrigiu as inconsistências que o JavaScript 1.2 tinha com o ECMA-262, mantendo todas as características adicionais do JavaScript 1.2 com a exceção de  == e !=, os quais foram mudados conforme o ECMA-262.

JavaScript 1.4

O JavaScript 1.4 é totalmente comatível com o ECMA-262, Edição 1.

A terceira versão da especificação ECMAScript não estava finalizada quando o JavaScript 1.4 foi lançado.

JavaScript 1.5 O JavaScript 1.5 é totalmente compatível com o ECMA-262, Edição 3.
Nota: O ECMA-262, Edição 2 consistiu de mudanças editoriais pequenas e correções de bugs da especificação da Edição 1. O grupo de trabalho TC39 da Ecma International está atualmente trabalhando no ECMAScript Edição 4, o qual corresponderá a um lançamento futuro do JavaScript, o JavaScript 2.0.

A Referência de JavaScript (en) indica quais características da linguagem estão em conformidade com o ECMAScript.

O JavaScript sempre permite incluir características que não fazem parte da Especificação do ECMAScript; O JavaScript é compatível com o ECMASCript; mesmo provendo características adicionais.

Documentação do JavaScript versus a especificação do ECMAScript

A especificação do ECMAScript é um conjunto de requisitos para a implementação do ECMAScript; ela é útil caso deseje-se determinar, se uma característica do JavaScript é suportada em outras implementações do ECMAScript. Caso planeje-se escrever código JavaScript usando somente características suportadas pelo ECMAScript, então é interessante checar a especificação ECMAScript.

O documento ECMAScript não pretende ajudar programadores de scripts; para informações sobre escrita de scripts, deve-se usar a documentação do JavaScript.

Terminologia do JavaScript e do ECMAScript

A especificação do ECMAScript utiliza a terminologia e sintaxe que pode ser desconhecida para um programador JavaScript. Embora a descrição da linguagem possa diferir, a linguagem em si, é a mesma. O JavaScript suporta todas as funcionalidades descritas na especificação ECMAScript.

A documentação do JavaScript descreve aspectos da linguagem que são apropriados para um programador JavaScript. Por exemplo:

autoPreviousNext("JSGChapters");
wiki.languages({
  "en": "en/JavaScript/Guide/JavaScript_Overview",
  "es": "es/Gu\u00eda_JavaScript_1.5/Concepto_de_JavaScript",
  "fr": "fr/Guide_JavaScript_1.5/Aper\u00e7u_de_JavaScript",
  "ja": "ja/Core_JavaScript_1.5_Guide/JavaScript_Overview",
  "ko": "ko/Core_JavaScript_1.5_Guide/JavaScript_Overview",
  "pl": "pl/Przewodnik_po_j\u0119zyku_JavaScript_1.5/Przegl\u0105d_JavaScriptu",
  "zh-cn": "cn/Core_JavaScript_1.5_Guide/JavaScript\u603b\u89c8",
  "zh-tw": "zh_tw/Core_JavaScript_1.5_教學/JavaScript_概要"
});